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Tradicionalmente, o ensino das artes marciais preserva os nomes originais das técnicas e de formas de comunicação.

O objetivo desta página é mostrar o significado de expressões e palavras usualmente utilizadas nas aulas de aikido.

 

Ai Hammi Postura dos praticantes em guarda simétrica.

Aiki Princípio que mantém a energia vital (ki) em harmonia (ai).

Aikidogi Indumentária para treino.

Aikikai Entidade legalmente responsável pelo aikido em todo o mundo e sediada em Tóquio. Muitos dojos filiados adotam esse nome como identificação.

Atemi Golpe com a mão.

Boken Sabre de madeira.

Budo Conjunto das artes marciais japonesas e suas filosofias.

Daito Ryu Aikijutsu Estilo de combate dos samurais e base das técnicas do aikido.

Dan Graduação para praticantes faixas-pretas.

Dojo Local destinado e ambientado à prática do aikido.

Domo arigato gozaimashita Expressão em japonês que significa muito obrigado e tradicionalmente utilizada durante o treinamento. A forma abreviada descarta o termo "domo".

Doshu Líder de uma escola ou grupo.

Gyaku Hammi Postura dos praticantes em guarda contrária.

Hakama Espécie de calça com pernas largas nas cores preta e azul-marinho. Geralmente, o uso dessa indumentária é restrito a faixas-pretas ou mulheres a partir de determinada graduação.

Hombu Dojo Dojo central do aikido no mundo e sede da Fundação Aikikai em Tóquio.

Jiu waza Aplicação livre de técnicas.

Jo Bastão de madeira com cerca de 1,20 m.

Kamae Posição de guarda dos praticantes.

Kata Sequência de movimentos que compõem as técnicas de aikido.

Koshukai Treino geral.

Kyu Cada uma das graduações do aikido até faixa-preta.

O-Sensei Grande professor, forma usual de referência a Morihei Ueshiba.

Omote Movimentação pela frente do oponente.

Onegai Shimazu Expressão em japonês que significa por favor e tradicionalmente utilizada durante o treinamento.

Seiza Posição de espera na qual as pessoas sentam-se no solo, apoiadas sobre as pernas e tornozelos.

Sensei Professor; detentor de conhecimento.

Shidoin Instrutor

Shihan Mestre

Tachi Espada de madeira.

Tai sabaki Movimentação do corpo.

Tambo Bastão de madeira curto (50 cm - máx.).

Tanto Faca de madeira.

Tatchi Em pé.

Uchi deshi Aluno interno que treina e presta serviços ao seu mestre.

Ukemi Técnica para defender o corpo de lesões. Consiste em rolamentos e saltos que permitem o amortecimento da energia, empregada nas torções e projeções do aikido.

Ura Movimentação por trás do oponente.

Waza Técnica

Yudanshakai Treino de faixas-pretas

 

 

A postura (kamae) é o primeiro aspecto a ser observado na execução das técnicas de aikido - katas. O modo de defesa depende exatamente de como as pessoas se posicionam e movimentam.

O aikido gira em torno de princípios básicos que se multiplicam na forma e intensidade. Para cada iniciativa de ataque há uma variedade - infinidade - de possibilidades de reação. O objetivo das técnicas sempre é a integração do movimento de defesa à energia agressora, até que ela seja dominada, desviada ou extinta.

 

Movimento constante

 

O grau de eficiência do aikido depende muito da compreensão de que o quadril - região que concentra o ponto de equilíbrio do corpo - comanda todos os movimentos. O objetivo é buscar posicionamento e distância que permitam a soma de energias, já a partir das esquivas. A movimentação inicial determina se o desenvolvimento do kata será pela frente (forma positiva - omote) ou por trás (forma negativa - ura) do oponente.

Existem movimentos específicos de defesa para os katas, chamados de ukemis ou simplesmente rolamentos. As formas variam muito, mas o objetivo sempre é aliviar o impacto das torções e projeções e ao mesmo tempo proteger o corpo.

 

Esquivas

Ten Kan Giro de 180º a partir das costas sobre a base (perna da frente)

Irimi Ten Kan Um passo à frente + um ten kan

Ten Kai Ashi Com base atrás, avanço diagonal da perna da frente e, simultaneamente, giro de 180º de tronco e troca de base (transferência de peso de uma perna para outra)

Ten Chi Troca de base com passo lateral a partir de perna de trás - sem avanço ou recuo de posição. Mão correspondente à perna que inicia a movimentação faz defesa espalmada por dentro, na altura do joelho

 

BÊ-A-BÁ

Os katas (sequências de movimentos de uma técnica de aikido) desenvolvem-se em torno de algumas torções básicas em pontos sensíveis e articulações do corpo:

 

Imobilizações

Ikkyo Agarramento do braço

Nikyo Torção do punho

Sankyo Torção do punho

Yonkyo Pressão no ante-braço

Gokyo Agarramento e torção do punho

 

VARIEDADE

Geralmente, os praticantes de aikido, tanto atacante e defensor (uke e nage), treinam em pé, posição chamada de tachi waza. As outras variaçoes são hanmi handashi waza (nage em pé e uke sentado sobre os pés) e swari waza (ambos abaixados).

Para as situações de ataque ou agarramento há possibilidade de uso de um ou mais dos princípios básicos ou das projeções. A escolha depende do posicionamento, distância e da intensidade do movimento agressor.

Deve-se levar em conta que as pessoas podem demonstrar maior habilidade ou destreza para a execução de determinadas técnicas. Isso não significa que algumas sejam mais ou menos eficientes.

 

ATAQUES - GOLPES DIRETOS

Shomen uchi Frontal acima da cabeça

Yokomen uchi Lateral no lado da cabeça

Chudan tsuki Na região do abdômen

Jodan tsuki

No rosto

 

ATAQUES - AGARRAMENTOS

Gyaku hammi katate tori Punho em posição contrária

Ai hammi katate tori Punho em posição simétrica

Kata tori Ombro

Mune dori Peito (gola)

Hiji dori Cotovelo

Sode tori Braço (acima do cotovelo)

Ryo kata tori Dois ombros

Ryote tori Dois punhos

Ryo hiji tori Dois cotovelos

Ushiro ryote tori Dois punhos por trás

Ushiro ryo kata tori Dois ombros por trás

Ushiro kubi shime Punho por trás com estrangulamento

Morote tori Ante-braço com as duas mãos

 

DEFESA - PROJEÇÕES

Irimi Nage Entrada simultânea

Juji Nage Braços entrelaçados

Kaiten Nage em círculo, impulssionando o braço

Kokyu Nage com "aspiração"

Koshi Nage com quadril

Kote gaeshi torção espiral do punho

Shiho Nage pressão no cotovelo e torção do punho

Sumi otoshi pressão por dentro no punho em diagonal

Tenchi Nage alongamento em oposição (céu e terra)



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